terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Låt den rätte komma in


Fazia tempo que não aparecia um filme sobre vampiros que realmente valia a pena ver. O sueco Låt den rätte komma in (deixe a pessoa certa entrar), dirigido por Tomas Alfredson, não somente se salvou da safra de filmes ruins como Underworld, mas também pode ser considerado um dos melhores longas desse ano. Infelizmente, não há previsão de estréia no Brasil.

Baseado no livro de John Ajvide Lindqvist, uma das razões que diferem o filme dos outros do gênero é que a história tem como personagens principais crianças. Oskar (Kåre Hedebrant), um garoto de 12 anos, é a vítima preferida dos bullies da escola. Sem amigos, ele conta apenas com a companhia da mãe e do pai ausente, que por ser divorciado, às vezes leva o filho para ficar em sua casa.

Tudo muda quando Eli (Lina Leandersson), aparentemente da mesma idade do menino, muda-se para o apartamento vizinho. As crianças criam uma amizade forte e acabam se apaixonando. O que Oskar descobre mais tarde é que Eli é uma vampira de mais de 200 anos, responsável pelas mortes mais sangrentas na cidade.

A sexualidade é um aspecto relevante no filme. Apesar de Eli parecer uma garota, ela diz mais de uma vez a Oskar que não o é – o que não fica claro se ela se refere ao fato de ser uma vampira ou um garoto. O mistério é sutilmente desvendado no desenrolar do filme.

O mais interessante do longa é a devoção de Oskar por Eli, que faz com que ele a proteja em qualquer situação, tornando a história ao mesmo tempo sensível e bizarra. Além do roteiro genial, outros pontos que favorecem o filme são a belíssima fotografia e as ótimas atuações dos pequenos Kåre e Lina, admiravelmente estreantes no cinema. Vale a pena torcer para que o filme venha para o Brasil ou, para os pessimistas como eu, baixar da Internet.


3 comentários:

Ciro Hamen disse...

grande filme. já é um clássico sueco!

Ferrão disse...

Vamos aguardar!!!

Anônimo disse...

Norugues???!? SUECO